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Os projetos estão apresentados em ordem cronológica de forma sucinta.

2010

Festival Performance Arte Brasil
Coleção ARTE BRA CRÍTICA
Pinturas Recentes - Georg Baselitz
O Sonho de Darcy - Jum Nakao
Ituporanga - Caio Reisewitz
Fendas - José Bechara
Projetor - Tony Oursler
Performance Presente Futuro Vol. III
Revídeo - Lenora de Barros
Qualia - Simone Michelin
Hélio Oiticica, Museu É o Mundo
A soma dos dias - Carlito Carvalhosa
Coleção ARTE BRA
MENAS. o certo do errado. o errado do certo.
Cartazes Cubanos
Parece Verdade - Caio Reisewitz

2009

Glaziou e os jardins sinuosos
A imagem do Brasil no tempo da Segunda Guerra
A dimensão Gráfica - Carlos Vergara
Iole de Freitas
Linha de Sombra
O gabinete de curiosidades de Domenico Vandelli
Entre-Temps
Performance Presente Futuro II
Vianninha - Uma vida em ação
Casa de Espelhos - Lucia Koch
Luiz Carlos Barreto - Quadro a Quadro
Invisíveis - João Modé
Doida Disciplina - Gabriela Machado
Barra - Pascal Mougin
Athos Bulcão - Compositor de Espaços

2008

Vento Forte Oficina 50 anos
H2O
Container Art
Arquivo Geral 3ª edição
Paisagemnaturezamorta retrato
HÜZÜN
Performance Presente Futuro
Heteronímia Brasil
Pergunte ao
  Projeto Respiração

ARCO'08
Chelpa Ferro
  Totoro
  A Autópsia da Cigarra Gigante
  Acusma
  Jungle Jam
  Livro
  Jardim Elétrico

2007
Rossellini: TV Utopia
Blooks · Letras na Rede
Regina Silveira - Ficções
Cinema Panamericano
Atlas Americas
Coleção ARTE BRA
2006
Contemporâneo
Arquivo Geral 2ª edição
Sonia Lins
Nise da Silveira
Paulo Vivacqua
  Projeto Respiração

Chelpa Ferro
  Jungle Jam - Liverpool

2005
Espaço Urbano X Natureza Intrínseca
Chelpa Ferro
  15º Videobrasil

Chelpa Ferro
  Projeto Respiração
2004
Ernesto Neto
  Projeto Respiração

José Damasceno
  Projeto Respiração









A Petrobras, o Ministério da Cultura, o Paço Imperial – Centro Cultural do IPHAN/ MinC, a Casa França-Brasil e a Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro apresentam a exposição “Hélio Oiticica – Museu é o Mundo”, a maior retrospectiva já realizada sobre o artista, com cerca de 90 obras, mais filmes, fotografias e documentos. Com curadoria de Cesar Oiticica Filho e Fernando Cocchiarale, a mostra cobrirá todos os períodos da produção do artista, um dos mais pesquisados e exibidos, mundo afora, dentre os nomes brasileiros. A mostra é uma itinerância ampliada da realizada em março no Itaú Cultural, em São Paulo. O patrocínio da mostra é da Petrobras, da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e da Secretaria de Estado de Cultura. O Ministério da Cultura, que vem apoiando o Projeto Helio Oiticica, é parceiro estratégico da mostra retrospectiva.

Ancorada no Paço Imperial e na Casa França-Brasil, a exposição abrangerá ainda obras monumentais de Helio Oiticica [1937-1980] instaladas em espaços públicos do Centro, Zona Sul e Zona Norte do Rio: Praças XV e do Lido, Aterro do Flamengo, área externa do MAM, Centro Cultural Cartola (Mangueira) e estação Central do Brasil.



Dessas obras monumentais, estão quatro raríssimos penetráveis, que não foram vistos por ocasião da exibição realizada em São Paulo, de março a maio deste ano, no Itaú Cultural e em outros pontos da capital paulistana. São eles: “PN 16” (ou “PN Nada”), nunca realizado em tamanho natural, concebido em 1971 para a Praça da República, em São Paulo, e que ficará na Praça XV; “Éden”, um conjunto de vários ambientes que estará na Casa França-Brasil, e integrou a primeira exposição do artista em Londres, na White Chapel, em 1969; “Mesa de Bilhar – Apropriação d’après O Café Noturno de Van Gogh”, que ficará na Central do Brasil, nunca mostrada desde que foi criada, em 1966; e “Bólide Área Água”, na Praça do Lido, não visto desde que foi feito, em 1970.

O penetrável “PN28 – Nas quebradas”, de 1979, ficará no Centro Cultural Cartola, na Mangueira; e “A Invenção da luz”, de 1978/80, ficará no Aterro do Flamengo. No MAM Rio, próximo à passarela de acesso, estará o penetrável “PN14 – Map”, de 1971. Em cada um dos pontos onde estarão as obras, haverá uma sinalização com o circuito completo da exposição na cidade. “A ideia é que cada obra do Hélio sirva de porta de entrada para o universo do artista”, ressalta César Oiticica Filho, que também é curador do Projeto Hélio Oiticica.



A ocupação de vários espaços no Rio evoca, ainda, uma característica do artista, que desde menino dizia que precisava andar para pensar, para perceber o mundo à sua volta e organizar as ideias. “Ele desenhava as rotas de todos os ônibus”, diz César Oiticica Filho. Já adulto, costumava fazer longas caminhadas, no que ironicamente chamava de “Delirium Ambulatório”, para relacionar à agitação motora de alguns pacientes psiquiátricos.

“A exposição tem como objetivo quebrar fronteiras, não só as paredes do museu, mas também ampliar a área de alcance da arte para grandes instalações na rua. Além da exposição, serão construídos cinco penetráveis espalhados pela cidade do Rio de Janeiro, que funcionarão como locais para performances e proposições de HO e de outros artistas”, afirmam os dois curadores. César Oiticica Filho lembra ainda que no final de sua vida, Hélio Oiticica “não se considerava mais um artista, mas um propositor que instigava o artista que existia em cada pessoa”.

Haverá ainda publicação de um catálogo e um amplo programa educativo, coordenado por Luiz Guilherme Vergara. As obras que estarão em espaço público serão acompanhadas por monitores, nos horários abertos à visitação, e, depois disso, fiscalizadas por seguranças contratados pela exposição.




PAÇO IMPERIAL

No Paço Imperial, a mostra ocupará todo o primeiro andar, onde estarão os “metaesquemas” [séries de desenhos, como “Grupo Frente”, “Pré-neoconcreto”, dentre outros]; os “relevos espaciais”; os penetráveis “PN1” (1960), “Tropicália [PN2 "A Pureza é um mito" e PN3 "Imagético"], de 1967; “bólides”, “parangolés”, “Cosmococas”, vitrines com documentos, como o Manifesto Neoconcreto, e os filmes [“PHOne”, 1974, “Invenção da Cor”, 2009; “Invention of Color”, 2009; e trecho do filme “H.O Supra-sensorial: a obra de Hélio Oiticica”; HO”, 1979 (direção: Ivan Cardoso). No pátio interno, ficará o penetrável “Macaléia”, de 1978. Na abertura do seminário, em outubro, será apresentado Guerra e Paz “Apocalipse”, 1968.

CASA FRANÇA-BRASIL

A Casa França-Brasil abrigará os penetráveis “Éden” e “Gal”, ambos de 1969, PN27 "Rijanviera" (1979); o parangolé “Capa Feita no Corpo” (1968), e os filmes “Agripina É Roma Manhattan” (1972), e “Brasil Jorge” (1972). Haverá ainda documentação sobre as obras expostas na instituição. No dia da abertura, o artista David Medalla fará uma performance e haverá uma homenagem da Mangueira a Helio Oiticica.

Nos dias 27 e 28 de outubro será realizado no Paço Imperial o seminário Hélio Oiticica – Museu é o mundo, com entrada franca. Organizado por Felipe Scovino, terá a participação de Andreas Valentin, Fernando Cocchiarale, César Oiticica Filho, Frederico Coelho, Sérgio Martins, Tania Rivera, Beatriz Scigliano, Paula Braga e Katia Maciel.

Título do Projeto
Museu É o Mundo

Parceria Estratégica

Ministério da Cultura

Patrocínio

Petrobras

Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro

Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro
Projeto

Itaú Cultural

Projeto HO
Curadoria
Cesar Oiticica Filho

Fernando Cocchiarale
Projeto Expográfico
César Oiticica
Produção
Automatica
Coordenação Geral
Luiza Mello

Marisa Mello
Coordenação de Produção
Débora Monnerat
Consultoria para Curadoria

Cecília Ribeiro
Assistente de Curadoria

Anita Goes

Produção

Bruno Monnerat

Camila Goulart

Design Visual
Sônia Barreto
Assessoria de Imprensa
CW&A Comunicação
Assessoria Juridica
Álvaro Piquet Pessoa
Assistente de Produção
Esther Martins
Gestão do Projeto
Marisa Mello
Auxiliar Administrativo
Carolina Lima
Equipe de Montagem
Trampolim
Seguro
Allianz
Revisão de Texto
Duda Costa
Versão Portugues-Ingles
Renato Rezende
Acompanhamento Gráfico
Sidnei Balbino
Iluminação
Belight
Cenotécnica
HO Produçãoes e Eventos
Transporte das obras
Millenium Transportes e Logística
Assessoria de Imprensa
Felipe Maciel [Factual]
Edição de Vídeos
Bruno Prada
Cenografia
Camuflagem
Equipamentos
On Projeções



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