Com um conhecimento teórico e prático sobre as instituições culturais e seu funcionamento, há vinte anos a Automatica se posiciona de forma colaborativa na cena artística contemporânea. A expansão das políticas da arte no Brasil ao longo dessas duas décadas contribuiu para as suas ações, ajudando a moldar um ambiente profissional propício para a experimentação e a expressão artística. Nesse cenário, a produtora consolida seu princípio ético com os artistas e trabalhadores da arte – afinal, sua razão de ser é atuar em prol deles, com espaços e recursos que fomentem a execução de suas ideias. A estabilidade e continuidade de parcerias são pilares fundamentais na atuação da Automatica, permitindo o estabelecimento de redes entre artistas, instituições e comunidade. Essa estrutura é essencial para garantir que os projetos tenham um impacto duradouro, promovendo uma arte que não se limita ao efêmero, mas que se integra ao cotidiano das pessoas.
Entre suas iniciativas, destaca-se a Coleção de livros físicos e virtuais Arte Bra, que busca celebrar a diversidade e a riqueza da produção artística nacional. Essa coleção não apenas enriquece o acervo cultural do país, como também se tornou um ponto de partida para a criação de uma editora, que visa publicar e divulgar obras que promovam a reflexão crítica sobre a arte contemporânea.
Outro ponto de destaque nos trabalhos da produtora são as duas residências que promoveu: BeloJardim e RASP. Ambas criaram um ambiente favorável para a produção coletiva, a troca de experiências e a construção permanente de práticas que visam incluir diferentes corpos e vozes na arte e na cultura. Essas residências demonstram a disposição da produtora em investir no desenvolvimento profissional dos artistas e na irradiação de uma arte que dialoga com os territórios em que atua.
Nesse escopo de atuação para além das exposições, desde 2011 a Automatica tem se consolidado com o projeto Bela Maré, um centro cultural e educativo do Observatório de Favelas, que propõe uma formação artística acessível e inclusiva para artistas de favelas e periferias em sintonia com a Escola Livre de Arte (ELÃ). Este projeto não só resulta em práticas artísticas inovadoras, como também cria um espaço para a educação e formação de novos públicos, contribuindo assim para o fortalecimento da cultura local.
Em tempos e cenários da arte voláteis, a Automatica, portanto, é mais do que apenas uma produtora. Sua missão é proporcionar em seus trabalhos um ambiente pulsante de reflexão, desenvolvimento e criação artística, comprometido com a construção de uma sociedade mais justa, diversa, inclusiva e culturalmente fortalecida através da arte.
Luiza Mello
Diretora Geral
Luiza Mello é formada em História pela USP e História da Arte pela Sorbonne (Paris I), possui pós-graduação em História da Arte e Arquitetura do Brasil pela PUC-Rio. Desde 2000, atua como produtora executiva e curadora de exposições de arte contemporânea. Em 2006 funda a produtora Automatica e desde então atua como coordenadora de projetos e diretora geral da empresa. Em 2011, funda a Automatica Edições com Marisa Mello e atua como editora de livros de arte. Editou livros de artistas como Luiz Zerbini, Carlos Vergara, Gabriela Machado, Marcos Chaves, Barrão, entre outros.
Em 2018 foi curadora das exposições Dreaming Awake no Marres, House for Contemporary Culture, em Maastricht, Holanda ; Mufa Caos, do artista Barrão, no Jacarandá, Rio de Janeiro e Perpectives on Contemporary Brazilian Art, na Art Berlin, Alemanha; Em 2020 foi co-curadora da mostra Travessias 6 no Galpão Bela Maré; em 2022 co-curadora da exposição Images from the Unconscious, Marres, House for Contemporary Culture, em Maastricht, Holanda; Em 2023 curou a exposição A argila e o sonho do cimento em paisagens perturbadas, da artista Marta Jourdan, na Galeria Mercedes Viegas; Em 2024, a exposição Cidade de Fachada, da artista Rose Afefé, na Galeria do Parque da Catacumba, no Rio de Janeiro.
Marisa S. Mello
Diretora de Planejamento
Especialista em gestão cultural contemporânea (Ampliação do Repertório Poético à Construção de Equipes Colaborativas, Itaú Cultural/Singularidades, 2022). Possui graduação em História pela Universidade Federal Fluminense (2002), mestrado (2005) e doutorado (2012) em História pela mesma Instituição. De 2013 a 2018, realizou o pós-doutoramento no Programa de Pós Graduação em Cultura e Territorialidades (PPCult), na UFF, onde trabalhou como professora, orientadora e pesquisadora, estudando práticas de leitura em bibliotecas no Rio de Janeiro. Também aborda os seguintes temas: políticas culturais; gestão cultural; história e literatura, cultura, intelectuais, leitura. Dedica-se à criação, elaboração, planejamento, coordenação e gestão de projetos culturais e educativos; produção na área de artes plásticas. Atua também como coordenadora e produtora editorial de publicações, como livros e catálogos, desde 2008.
Mariana Schincariol de Mello
Coordenadora de Produção
Graduada em História da Arte pela UERJ, fez curso técnico em Design Gráfico pelo SENAI RJ. Trabalhou como assistente do artista plástico Miguel Rio Branco, entre 2002 e 2008. Organizou e produziu exposições como Dislecsia (Casa America, Madri, Espanha), Out of Nowhere (Groninger Museum, Groninger, Holanda), Plaisir La Douleur (Maison Européenne de La Photographie, Paris, França) e Câmaras de Luz (Oi Futuro, Rio de Janeiro). Foi assistente de projeto gráfico em diversas publicações, destacando-se Notes on the Tides, Plaisir La Douleur e o encarte do CD A Foreign Sound, de Caetano Veloso. Trabalhando na Automatica desde 2009, coordena as produções dos projetos.
Paulino Costa Neto
Auxiliar Administrativo
Designer de interiores pelo SENAC, trabalhou durante algum tempo como designer de interiores desenvolvendo pequenos projetos residenciais. Integrou, por cinco anos, a equipe da Produtora Vista Nova Productions atuando na produção de projetos para o Museu da Imagem e do Som, Fundação Roberto Marinho, Guggenhein Fundation, GNT, BBC e Paramount. Em 2003, no estúdio Consequência de Animação Gráfica 3D, desempenhou a função de auxiliar administrativo e responsável pelo acervo de documentos, mídias e equipamentos. Em 2014, foi convidado a integrar a equipe de produção da Automatica, onde colabora não só em assuntos burocráticos e de cunho organizacional, como também auxilia no setor contábil e na própria produção.
Amauri Souza
Conteúdo e Comunicação
Amauri é artista e pesquisador. Mestre em Arte, Experiência e Linguagem pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Bacharel em Artes na Universidade Federal Fluminense (UFF). Colabora com produtoras e coletivos para projetos culturais independentes e institucionais desde 2019, com destaque para Fruturos: tempos amazônicos (itinerância), Paisagens Ruminadas - Luiz Zerbini no CCBB RJ, SomaRumor no Museu de Arte do Rio (MAR), entre outros. É parte da equipe Automatica desde 2022.
Lucas Alberto
Produção
Lucas é pesquisador, curador e produtor de iniciativas de distintos formatos no campo da arte. Graduado em Artes pela UFF e em Psicologia, é mestre e doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Contemporâneos das Artes (PPGCA-UFF), onde estuda os modos críticos do fazer autobiográfico na arte contemporânea brasileira. Atua de maneira transdisciplinar no campo artístico institucional, comercial, acadêmico e independente. Integra a equipe de produção e projetos da Automatica desde 2022.
Rebeca Souza
Assistente de produção
Rebeca é graduanda em Artes pela Universidade Federal Fluminense (UFF), produziu exposições e eventos na galeria de arte (GAIA) do Instituto de Artes e Comunicação Social (IACS). Com formação em Produção Cultural pelo Instituto de Teatro Brasileiro (ITB-PTAC), foi estagiária na produção de exposições no Museu de Arte do Rio (MAR), auxiliando em projetos como Ideias Radiciais Sobre o Amor e Brígida Baltar: Pontuações. Tem atuações como coordenadora e assistente de produção em projetos audiovisuais e processos editoriais de periódicos de arte.
Geane Lino
Financeiro
Geane é formada em História pelo Centro Universitário Augusto Motta, é técnica em contabilidade e possui MBA em Gestão de Projetos pela Universidade Estácio de Sá. Na FIRJAN - SESI RJ - Gerência de Educação Básica, como professora, formou jovens de 14 a 24 anos na disciplina de Cidadania, Ética e Turismo para atuarem como guias cívicos durante os Jogos Pan-Americanos realizados na cidade do Rio de Janeiro (2006-2007).Trabalhou como assistente de produção na 1ª Festa Literária de Paquetá – FLIPA (2017). Na Fundação Cidade das Artes (2013 – 2019), participou da idealização e realização da Sala de Leitura da instituição e atuou como arte-educadora em exposições, eventos culturais, feiras literárias, workshops e cursos.